Trabalho de sig sobre nanotecnologia
Inicio do trabalho
Qual o tamanho do negócio nanotecnologia
Há varias previsões para o mercado global da nanotecnologia envolvendo a produção e a comercialização de produtos e equipamentos. Das mais a menos otimistas, todas convergem para o valor de mais de um trilhão de dólares em 2015. Os mais otimistas chegam a falar em 3,5 trilhões em 2015, como é o caso de Josh Wolfe, da lux Capital (empresa com foco voltado nas ciências físicas e da vida - USA). Segundo a lux, o mercado global da nanotecnologia faturou, em 2007, cerca de US$146,4 bilhões de dólares.
Existem no mundo, mais de 60 iniciativas nacionais voltadas para a área. Segundo o governo americano, de 97 a 2005 aproximadamente 18 bilhões foram investidos globalmente em nanotecnologia. São poucos os negócios no mundo que apresentam números tão elevados. É difícil não se convencer de que a nanotecnologia é, além de uma grande plataforma tecnológica, uma interessante oportunidade para as empresas. É muito difícil saber exatamente quantos produtos obtidos por nanotecnologia ou que contém nanotecnologia estão sendo comercializados atualmente no mundo. O projeto PEN (Project on Emerging Nanotechnology) da Woodron Wilson – EUA, vem reportando desde 2005 informações voluntarias dos fabricantes. Em 2005, o número de produtos informados era de 54. Passados cinco anos, já ultrapassam 1.015. Mantida essa tendência, em 2011, são esperados cerca de 1.500 produtos. A categoria onde aparecem mais produtos é a “Saúde e Fitness”.
A história começa no século V a.c., com Leucipo de mileto, filósofo grego que definiu que tudo seria composto de partículas minúsculas indivisíveis e invisíveis a olho nu, os então chamados átomos. No decorrer do tempo houve diversos estudos e trabalhos desenvolvidos na escala nano.
O termo “nanotecnologia” foi citado pelo Professor da Tokyo Science University[->0], Norio Taniguchi, em 1957. Desde então acontecimentos importantes