Trabalho sobre a fotossintese
A fotossíntese pode ser considerada como um dos processos biológicos mais importantes na Terra. Por liberar oxigênio e consumir dióxido de carbono, a fotossíntese transformou o mundo no ambiente habitável que conhecemos hoje. De uma forma direta ou indireta, a fotossíntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece um sem-número de fibras e materiais de construção. Se pudermos entender e controlar o processo fotossintético, nós saberemos como aumentar a produtividade de alimentos, fibras, madeira e combustível, além de aproveitar melhor as áreas cultiváveis. Os segredos da coleta de energia pelas plantas podem ser adaptados aos sistemas humanos para fornecer modos eficientes de aproveitamento da energia solar.
Para que a fotossíntese seja realizada com sucesso, ela depende de alguns fatores importantes.
Estes fatores podem ser internos ou externos:
Internos: quantidade de pigmentos, a composição das folhas, presença de nutrientes, a aglomeração de compostos fotossíntetizadores no cloroplasto, entre outros.
Externos: a intensidade da luz e da hidratação, temperatura, entre outros.
Todos estes fatores agem de maneira independente um do outro, porém se um desses fatores não estiver contribuindo com a sua parte, ele estará reduzindo a intensidade da fotossíntese.
Observe que, conforme a concentração de CO2 aumenta a fotossíntese também aumenta a sua velocidade.
Na linha AB, a concentração de CO2 é o fator limitante, e na parte BC, é a luz.
Quando chega à linha BD há um aumento da concentração de CO2, o que faz com que aumente a intensidade da fotossíntese, e da luminosidade, que volta a ser limitada na linha DE, e assim por diante.
Metodologia
1° - Cortar garrafas de plástico na base (garrafa verde 7 cm; garrafa incolor 25 cm).
2° - Colocar terra no pedaço menor e transplantar a mudinha. Depois molhar.
3° - Fechar com a campânula incolor de 25 cm, colocando a margem desta por dentro da base de 7 cm. (Caso não