trabalho sobre "A estrutura da Alma" de Jung
1)Como Jung define a caracteriza o Consciente?
Segundo Jung a consciência é a estrutura da psique ligada diretamente a todos os acontecimentos percebidos pelo indivíduo em um determinado momento presente.
Ela é responsável pela orientação e adaptação do homem em seu espaço, ou seja, são todas as coisas que o indivíduo percebe e que são experimentadas de forma direta.
Estes conteúdos infiltram-se na psique através dos sentidos e da percepção, auxiliados pelo processo de apercepção, pelo pensamento, sentimento, sensação e intuição. A estes cabe a função de auxilio no processo de reconhecimento e tradução das coisas do mundo. Deste modo o homem, quando dirige sua atenção ao mundo exterior, ou visível, percebe e permite que conteúdos cheguem em sua consciência, limitando o que existe dentro e o que existe fora dele.
Além disso, a consciência é dissociada do inconsciente, sendo assim uma parte da psique oposta e contraria a ele.
2)Como Jung define e caracteriza o Inconsciente Coletivo?
De acordo com Jung o inconsciente coletivo é uma parte da psique atemporal e universal, sendo constituída por imagens ou temas mitológicos e culturais, que estão presentes em nosso inconsciente como uma herança imemorial de possibilidades de representações, sendo comum a todos os homens e animais. Assim, toda a mitologia é uma espécie de projeção do inconsciente coletivo.
Deste modo, esta parte do inconsciente é composta por representações herdadas, ou seja, há a possibilidade do ressurgimento de representações que sempre existiram no homem e que podem ser descobertas de novo em qualquer mente ou época.
Isto pode ser visto através de um exemplo retirado do texto:
O caso de um doente mental de trinta anos que sofria de esquizofrenia. Este se encontrava internado em um hospital psiquiátrico. Segundo Jung o paciente piscava as pálpebras para o Sol e movia a cabeça de um lado para o outro