Trabalho sobre virologia
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Microbiologia
Professora: Fátima
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA
MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES VIRAIS
Biomedicina
Isadora Cristina da Cruz
Isadora Fernandes Gilson Sena
Belo Horizonte, 08 de maio de 2014.
INTRODUÇÃO
O primeiro teste de diagnóstico surgiu de uma observação acidental de Robert Koch. O pesquisador percebeu que ao injetar uma suspensão de Mycobacterium tuberculosis, o local da injeção ficava vermelho e ligeiramente inchado após um ou dois dias. Atualmente, esse sintoma é reconhecido como um resultado positivo para o teste de tuberculina.
Mais de um século depois dessa descoberta, a imunologia, a bioquímica e a biologia molecular estudam novos métodos, cada vez mais precisos, para detecção de doenças. Os diagnósticos de infecções virais, por exemplo, têm como objetivo buscar o vírus ou os anticorpos produzidos em resposta a esse patógeno.
A importância desses testes é tão valiosa que no site que o governo federal criou para divulgar sobre a AIDS (http://www.aids.gov.br/), principal doença viral estudada no século XXI, possui uma página específica para o entendimento de exames diagnosticais.
A análise dos sintomas apresentados pelos pacientes fornece as primeiras indicações para o diagnóstico de uma infecção viral. Os exames laboratoriais são feitos para confirmar o diagnóstico pela identificação do agente viral da infecção, determinar a terapia antiviral mais adequada, definir a evolução da doença e monitorá-la epidemiologicamente.
Existem diferentes métodos que permitem o estudo dos vírus e a escolha depende do tipo do espécime, do custo para sua realização, da rapidez necessária do diagnóstico e do tempo de evolução da doença.
ISOLAMENTO E CULTIVO DE VÍRUS
Os vírus não se multiplicam em meios de cultura de composição simples, necessitam de células vivas para se