Ficha sobre o filme "Gran Torino"
1. Esclareça o significado do título do filme.
O protagonista do filme, Walter Kowalski trabalhou na Ford e o seu Gran Torino representa parte dessa vida. Os objetos mais significativos de uma experiência humana tornam-se símbolos e, dessa maneira, trazem de forma nostálgica (saudade de um tempo vivido) os momentos cruciais de uma existência. Walter encontra Thao, jovem e tímido irmão de Sue, quando este lhe tenta roubar o carro. Esse ato une Thao e o Gran Torino, enquanto este queria o perdão pela intenção de roubo de forma a recuperar a sua honra, Walt tentava reparar os erros do seu passado para morrer com dignidade, se redimir da maneira como educou mal os seus filhos e da culpa por ter morto um jovem na Guerra, “quando o jovem só queria desistir”.
A figura de Walter é moldada por uma trajetória de trabalho duro, contínuo e necessário. Os seus modos, a sua expressão facial, a sua postura física, os seus ensinamentos, tudo está orientado pela lógica de quem se formou na vida através do trabalho. Desta forma, o Gran Torino trata da vida e da subjetividade de um trabalhador.
Resumindo, a tradição enquanto algo que deve ser cuidado e respeitado é representada no próprio carro: o Gran Torino não tem valor apenas por ser um carro de 1972, mas por ser um carro bem cuidado desse ano . A neta de Walter deseja o carro porque é “cool” ter algo “vintage”, o gangue local, como uma forma de status, mas é Thao que herda o carro: apesar de não ter laços de sangue com Walt, é ele que entende o valor depositado ali.
2. Apresente de uma forma exemplicativa diversidades culturais presentes no filme.
A história principal do filme gira em torno de uma grande diversidade cultural. Walt, um americano aposentado e muito etnocêntrico, apresenta grandes dificuldades em aceitar as diferenças culturais que o cercam. Mora num bairro onde o multiculturalismo é muito amplo, e não consegue privar-se dos seus preconceitos para