Gran torino
Professora: Alcina Oliveira
André Alexandre Palreiro Santos
Ficha de Trabalho sobre o filme “Gran Torino”
1- Walter "Walt" Kowalski é um homem rabugento e solitário, ex-militar polaco-estadunidense veterano da Guerra da Coréia. Possui problemas familiares, realçados então após a recente morte de sua esposa, com quem fora casado durante mais de 50 anos. Após se ter tornado viúvo, continua a morar em sua casa, contrariando os desejos dos filhos, que expressam a vontade de seu pai ir morar num retiro para idosos.
Kowalski mantém uma rotina rígida, ex-funcionário da Ford, possui um carro desta marca, muito cobiçado por todos.
Gran Torino é um carro único na cidade, muito vistoso e muito invejado pela população. Todos disputam este elegante carro, inclusive tentam até roubá-lo.
O enredo e o desenlace desta história circundam o Gran Torino. É desta forma que é assim explicado o título do filme: O carro é o mecanismo que encaminha a história e a guia pois todos os acontecimentos são consequência deste.
2- Ao longo deste filme está patente um grande contraste entre duas culturas diferentes: a raça europeia (os chamados Brancos) e a raça Asiática (os chamados Chineses).
O bairro dos subúrbios de Detriot, anteriormente era ocupado basicamente por famílias de trabalhadores caucasianos, agora predomina a imigração dos asiáticos mais pobres que procuram melhores condições e aspiram a uma nova vida.
Só no que foi citado se apresentam grandes contrastes culturais: a língua, o vestuário, a gastronomia, os costumes, tudo é contrário e diversificado.
A discrepância é enorme e como tal as brigas e os desacatos são constantes entre culturas. Este filme demonstra-nos, de um modo bastante dramático, os aspectos negativos da massificação de culturas que diariamente se nos deparamos com eles.
À hora das refeições é o caos e as diferenças acentuam-se notoriamente.
3- Entende-se por polaridade a circunstância de cada valor oscilar entre