Gran Torino - Filosofia 10º ano
Ano e turma: 10ºD nº5
Ficha de visionamento do filme “Gran Torino”
1. Dois temas que são abordados neste filme é o racismo e o nacionalismo.
2. As ações do protagonista vão evoluindo de forma de positiva ao longo do filme. Pode-se dizer que no início, ele é uma pessoa extremamente anti-social, nacionalista, que descrimina a família vizinha por ter uma cultura diferente da dele, e é preconceituoso devido a eles não serem americanos e viverem nos Estados Unidos da América. A família vizinha sempre foi acolhedora, simpática e disponível para tudo. No fundo foram essas qualidades que fizeram Kolwaski mudar a sua atitude e tornar-se numa melhor pessoa.
3. No início do filme Kolwaski mostra-se ser uma pessoa nacionalista que não quer manter nenhuma relação com a família vizinha, mas com o passar do tempo e de certos acontecimentos Kolwaski apercebeu-se que são pessoas tal e qual como ele, na volta melhor do que muitos dos americanos com quem convivia. Com isto, pode-se afirmar que com o decorrer do filme, Kolwaski se mostrou cada vez mais mente-aberta e aceitou a multiculturalidade com muito mais efeito do que no início do filme.
4. No final do filme não, pois Kolwaski respeita a família e começa a preocupar-se com ela até mais do que consigo mesmo, o que revela uma extrema mudança comparado ao que ele era antes de se começar a relacionar com a família vizinha.
5. Na minha opinião o filme está muito bem feito, tanto em relação ao conteúdo , como à imagem, som, personagens, etc. Gosto particularmente da ideia que o filme me passou de que, com esforço e vontade própria, todos podemos ser pessoas melhores e pôr o racismo/nascionalismo/preconceito de lado. No fundo, é uma forma de encorajar os mais “fechados” a abrirem-se para outras culturas, outras pessoas, outros estilos de vida.