trabalho sobre usinas
• GERAÇÃO E TRANSMISSÃO – ENERGIA ELÉTRICA
• INTRODUÇÃO: Há várias formas de se obter energia elétrica em larga escala, porém vou abordar amplamente sobre hidrelétricas.
• HISTÓRICO: Por volta de 1957, começaram os primeiros estudos, realizados por equipes de engenheiros brasileiros, para a construção de uma hidrelétrica (TUCURUÍ) e assim aproveitar o potencial do rio Tocantins. Esses estudos iniciais continuaram pela década de sessenta. Mas os trabalhos para a construção da hidrelétrica só foram intensificados a partir da década seguinte.
Para abrigar os operários e suas famílias, foram criadas, pela Eletronorte, as vilas residenciais Pioneira, Temporária I e Temporária II. As Vilas Temporárias I e II eram construídas em madeira e incluíam, além das residências, um centro comercial com um cinema, uma Escola Infantil (Chapeuzinho Vermelho), um hospital e um clube social. Construída anos mais tarde, em alvenaria, a Vila Permanente dispunha também de um aeroporto, um porto fluvial e um grande hospital para atendimento da população local, além dos funcionários da construção. Essas vilas eram condomínios fechados no meio da selva amazônica, com água e esgoto tratados, ruas pavimentadas, supermercados, e escolas desde creche até o nível técnico. A partir de 1984, finalizada a primeira etapa da construção da hidrelétrica as vilas temporárias foram gradualmente desativadas, ao mesmo tempo em que se desenvolvia a infraestrutura urbana da cidade de Tucuruí. Usina de Tucuruí
• CONCEITOS FÍSICOS: Sabemos que a produção de corrente elétrica requer o consumo de uma forma qualquer de energia. Até a época de Faraday, somente a energia química era transformada em energia elétrica, de maneira aproveitável, através de pilhas ou baterias, mas esse processo não é adequado para produzir grandes quantidades de energia elétrica, como são as necessárias para iluminar nossas cidades ou alimentar as indústrias.
• Em 1831, Faraday descobriu o