Relatório do Trabalho sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu
Por que construir a Usina de Itaipu? Com um grande aumento populacional, o governo brasileiro necessitava de alguma solução para suprir a necessidade energética de seus habitantes. A solução tinha que ser rápida já que a população tinha um crescimento de 2.9% por ano. Consequentemente ao aumento do povo brasileiro, a economia estava disparada com o PIB do país chegando a quase 10% ao ano.
O governo precisava de algo grande para a toda a sua demanda, com isso pensou em construir a maior usina hidrelétrica do mundo, já que o país é favorecido pela natureza, pela grande quantidade de bacias hidrográficas presente em todo o seu território. A busca pelo local para se construir a usina foi difícil já que era preciso grande quantidades de água. Foi pensado em executar o projeto nas cataratas do Iguaçu, porem o local não tinha a quantidade necessária de água, com isso decidiu-se construir a usina no rio Paraná, perto da ilha de Itaipu.
Porem havia um problema com o local escolhido. O rio Paraná esta na divisa do Brasil e do Paraguai, países que tiveram uma seria disputa no passado e por conta disso nunca mais confiaram um no outro, além de ficarem numa constante disputa territorial na região das Sete Quedas. Ambos os governos assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paranápelos. Dois países fazendo com que toda energia produzida seja repartida igualmente para os dois territórios. O tratado foi assinado em 1973.
Assim como todas as usinas hidrelétricas, uma grande parte de terra deve ser inundada para a criação de barragens e formação de lagos para alimentar a usina. Contudo, um grande número de espécies nativas de animais e plantas e terra agrícola tiveram que ser inundada para a construção de Itaipu. Essa grande hidrelétrica causou muitas mudanças no ecossistema local, pois muitos animais morreram e terras foram perdidas. Além disso, uma das maiores belezas