TRABALHO SOBRE TÉTANO
Doença infecciosa aguda,não –contagiosa,causada por neurotoxinas produzidas por uma bactéria que invade as células nervosas do SISTEMA NERVOSO CENTRAL,provocando espasmos musculares e convulsões violentas.A contratura permanente se intensifica em consequência de:estímulos luminosos,tosse,micção,deglutição ou barulhos.O tétano pode surgir a partir de qualquer ferimento.
Patologia:
Bacilo clostridium tetani,bacilo gram-positivo,móvel,anaeróbico,sob condições desfavoráveis tem a capacidade de se transformar em esporo que assume uma resistência excepcional às condições ambientais.
Em condições de anaerobiose o esporo germina,assumindo a forma vegetativa com a capacidade de elaborar a exotoxina tetânica.É uma toxina neurotrópica tão forte e devastadora que só é superada em potência pela toxina botulínica.
Fisiopatologia:
A Bactéria que transmite o tétano é muito sensível,só pode sobreviver fora do contato com oxigênio(anaeróbio).Por isso assume a forma de esporo para aumentar suas condições de sobrevivência.Através de um ferimento na pele,queimaduras,ou outros tipos de lesões que rompam a pele,o esporo penetra no organismo e retorna a sua forma original de bacilo.Este se prolifera e passa a produzir toxinas que invadem o sangue,essas toxinas atacam as células nervosas que regulam os movimentos musculares.O processo de contração tetânica se espalha rapidamente em todos os músculos,provocando espasmos e contrações violentas e involuntárias.
Tipos De Tétano
*Tétano Acidental:os bacilos penetram nos ferimentos superficiais ou profundos,fraturas expostas,feridas cirúrgicas,abortos provocados por objetos perfurantes,fios cirúrgicos não esterilizados.É considerado tétano acidental quando a doença atinge crianças a partir do vigésimo oitavo dia de vida.
*Tétano Umbilical ou Neonatal:contaminação do coto umbilical pelo bacilo do tétano.É considerado tétano umbilical quando a doença atinge recém-nascidos até o vigésimo sétimo dia de vida.
Os bacilos do tétano