liliii
833 palavras
4 páginas
Texto é qualquer enunciado oral ou escrito; pode ser uma frase, um diálogo, um provérbio, um verso, um poema, um romance ou qualquer outro tipo de escrita ou comunicação. O contexto, ou referente textual, diz respeito ao sentido que a palavra adquire em diferentes associações, como, por exemplo, palavra figura: “João figura entre os melhores da sala (figura=está); a figura caiu no chão (figura=desenho); aquele homem é uma figura interessante (figura=pessoa). Um texto define-se de duas formas que se complementam: pela organização ou estruturação que faz dele um “todo de sentido”, como objeto da comunicação Discussão, Conclusões ou Considerações Finais. No entanto, a depender do formato exigido pelos congressos, essa divisão pode ser ligeiramente alterada e às vezes dois itens podem ser condensados em apenas um, mas no geral, as informações que devem constar em um artigo devem sempre seguir a estrutura da divisão ortodoxa.O ideal é que todas estas partes estejam interligadas e, em conjunto, consigam mostrar ao leitor a posição/motivação do problema, as hipóteses relacionadas, os dados e as formas de análise e finalmente o que é possível concluir. Frase
Todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação é frase. De acordo com a maneira com que pronunciamos a frase, ela pode ser:
Declarativa - declara algo, de forma afirmativa ou negativa. Termina por ponto-fianl ou reticências. "Eu moro aqui." "Eu não mora aqui."
Interrogativa - pergunta algo, direta ou indiretamente. Pergunta direta, termina por ponto-de-interrogação; pergunta indireta, por ponto-final. "Que horas são?" "Gostaria de saber que horas são."
Exclamativa - indica um sentimento. Termina por ponto-de-exclamação. "Bem feito!"
Imperativa - indica ordem ou pedido, de forma afirmativa ou negativa. Termina por ponto-final ou porto-de-exclamação. "Levante!" "Não corra."
Optativa - exprime um desejo. "Boa sorte!"
O termo "frase" vem do