Tétano Animal
CAMPUS DE POÇOS DE CALDAS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
TÉTANO ANIMAL
Bruna Cristina Cardillo
Carolina Rodrigues Oliveira
César Augusto Nogueira
Fernanda Ávila Franco
Flávia de Oliveira Vilas Boas
Poços de Caldas
Março – 2014
Bruna Cristina Cardillo
Carolina Rodrigues Oliveira
César Augusto Nogueira
Fernanda Ávila Franco
Flávia de Oliveira Vilas Boas
TÉTANO ANIMAL
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.
Profa. Margaret Yuriko Saiki
Poços de Caldas
Março – 2014
Sumário
Introdução
O presente trabalho trata-se da doença tétano em animais, mais concretamente é uma infecção no sistema nervoso causado por uma bactéria Clostridium tetani possivelmente fatal. É de exclusiva responsabilidade dos proprietários dos animais a prevenção com vacinas e higienização dos ferimentos, uma vez que esses animais estão sujeitos à eventuais lesões.
A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas como livros de patologia animal, doenças infecciosas em animais domésticos e enriquecendo de artigos científicos.
O objetivo desse tratamento foi abordar o conhecimento sobre tal doença, uma vez que a prevenção depende do proprietário para que seja evitando mais casos.
Definição
O tétano é uma intoxicação, suas vitimas são várias espécies, até mesmo humanos. Causado por um agente etiológico de nome Clostridium tatani, que é um bacilo gram- positivo anaeróbico que produzem esporos (QUINN et al., 2005).
Etiologia O agente etiológico da doença é uma bactéria anaeróbica. Clostridium tetoni(figura 1) ou Bocillus tetoni, que denominada mede cerca de 0,4 – 0,6x4,8