monitor de Pra-raio
Título
Revisão
Autor
NT-AT-01
MONITOR TIPO SEMÁFORO DOS
PARA-RAIOS
0
Danilo Barcelos Silva
Descrição
Os monitores tipo semaforo dos para-raios que temos no mercado, tem como finalidade examinar a corrente de 3ª harmonicada da corrente de fuga.
Funcionamento do para raio em relalção ao monitor
A condutibilidade não linear dependente da tensao dos resistores de oxido metalico utilizado em para-raios, leva a formação de uma corrente de fuga quando é aplicada uma tensão senoidal, cuja 3ª componente harmonica é proporcioanal a parcela resistiva da corrente de fuga.Quando a parcela resisitiva da corrente de fuga aumenta, pela degradação, envelhecimento dos resistores de fuga e entrada de umidade no para-raio, isto significa um aumento da parcela da terceira harmônica.
Figura abaixo ilustra a parte interna de um pára-raios
FRP= Fibra de vidro
Um pára-raio em bom estado, funcionando em regime permanente apresenta uma corrente de fuga particamente constante, de valor desprezivel. Qualquer modificação que possa vir a ocorrer neste estado de operação continua, seja uma sobretensao no sistema eletrico, seja uma falha no pára-raios, resulta no aumento da corrente de fuga do equipamente, e consequentemente, no aumento da temperatura ao longo da coluna de varistores. Dessa forma, pode-se dizer que a temperatura na coluna de varistores é o efeito resultante de todas as influencias sofridas pelos pára-raios.
Display do monitor
Página 1 de 2
Número
Título
Revisão
Autor
NT-AT-01
MONITOR TIPO SEMÁFORO DOS
PARA-RAIOS
0
Danilo Barcelos Silva
O display do monitor tipo semaforo consiste em três diodos emissores de luz ( led), que acendem em vermelho, amarelo, ou verde. Os diodos emissores de luz piscam, sendo que a frequencia da intermitencia amarela é o dobro e o da intermitencia vermelha é o quadruplo da intermitencia verde.
Quando não houver nenhum led picando significa, que a corrente de fuga é