A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO TÉTANO ACIDENTAL
Sandy de Melo SILVA (IC-sandisleia@gmail.com)¹, Luciana Clemência de OLIVEIRA (IC)²,Gizele Ferreira DAVID (PQ)³
¹Curso de Enfermagem FAMINAS-BH, ²curso de Enfermagem FAMINAS BH, ³Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem. Tétano acidental. Vacinação
INTRODUÇÃO
O tétano acidental é uma doença infectocontagiosa causada pela toxina da Clostridiun tetani, é uma doença prevenível por imunização e sendo de grande importância para a saúde devido as suas características epidemiológicas. O objetivo do trabalho é mostrar à população sobre os riscos que estão expostos quando não fazem o uso adequado da vacinação preventiva que é um dos meios de intervenção de enfermagem para prevenir o agravo.
A enfermagem possui um importante papel no que se refere à promoção da saúde e prevenção de agravos.
Portanto, a enfermagem em seu papel de educador, profissional e de ser social deve trabalhar diretamente com a prevenção ao tétano e tratamento á pessoas contaminadas por ele. (BRASIL, 2001).
METODOLOGIA
O Trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, com inicio em 25 de julho do ano de 2014, sendo selecionados 07 artigos Google acadêmico, e sendo utilizados 03 artigos, pesquisados como palavras chaves: Enfermagem;Tétano acidental;Vacinação. O manual de normas de vacinação disponibilizado pela Funasa, o guia de bolso de doenças infecciosas e parasitárias do Ministério da Saúde e o panfleto de tétano acidental também disponibilizado pelo Ministério da Saúde, foram utilizados para a elaboração do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O tétano apresenta baixa incidência e prevalência em países desenvolvidos devido ao sucesso da sua imunoprevenção (DANTES, 2010).
O Brasil tem apresentado uma redução contínua do tétano acidental. No ano de 1982 foram confirmados 2.226 casos, correspondendo a uma taxa de incidência de 1,8 casos/100.000 habitantes/ano. Em 2006