doenças
Nome cientifico do agente causador: Hidrofobia
Sintomas: Uma vez instalado no corpo humano, o período de incubação do vírus varia de 2 semanas a 2 meses, entretanto, em alguns casos pode chegar a mais de 1 ano;
Fase centrípeta: o vírus inicialmente se multiplica no músculo e em tecidos conjuntivos. A partir daí, ele invade terminações nervosas e é transportado até a medula espinal e então se espalha por todo o Sistema Nervoso Central (SNC).
Fase centrífuga: depois de atingir o SNC, o vírus termina por se disseminar para outras regiões do sistema nervoso, fígado, músculos, pele, coração e glândulas salivares, podendo reiniciar o ciclo de infecção.
Uma vez instalado no cérebro, o vírus começa a causar danos ao sistema nervoso através de uma inflamação (encefalite). Sua taxa de mortalidade é altíssima, sendo uma doença quase que totalmente fatal, com poucos casos de recuperação descritos na literatura. Alterações de comportamento, inapetência, apatia, depressão,inquietude e incoordenação motora. Contagio: A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões..
Profilaxia(prevenção): Por iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (com sigla ARC, do inglês Alliance for Rabies Control), desde 2007 o dia 28 de setembro é dedicado ao combate à doença. Fundada em 2005, na Escócia, a ARC vem estabelecendo parceria com entidades de saúde nacionais e transnacionais no sentido de realizar programações que envolvam o alerta, esclarecimento e combate à doença em todo o planeta. Nas três primeiras edições o Dia Mundial contra a Raiva foi responsável pela vacinação de 3 milhões de cães, o esclarecimento a 100 milhões de pessoas, em 125 países.Se o serhumano foir contagiado tem que imediatamente ir ate uma unidade básica para ser medicado com " Soro " Anti-rabico A prevenção da raiva se dá através da vacinação e periódicos exames de sorologia para verificar os níveis