Trabalho Sobre TR
Bruno Soares Mendes
Palmas
Setembro/2014
MINERAIS TERRAS RARAS
Trabalho apresentado ao Professor Otton Pinheiro da disciplina de Mineralogia da turma 3711, turno vespertino do curso de Engenharia de Minas.
Centro Luterano de Palmas - ULBRA
Palmas, Outubro de 2014.
INTRODUÇÃO
As terras-raras compreendem um grupo de 17 elementos químicos metálicos de ampla distribuição na crosta terrestre, mas a baixas concentrações.
As maiores reservas encontram-se na China, na Comunidade dos Estados Independentes (CEI), nos Estados Unidos da América (EUA), na Índia e na Austrália.
Também será exposto na pesquisa um pouco sobre o que é TERRAS RARAS e suas principais localizações.
Será falado um pouco sobre as TERRAS RARAS aqui no estado do Tocantins, quais os minerais encontrado aqui, onde estão, se está sendo lavrado ou apenas na parte de prospecção e analise.
Na pesquisa apresentada a seguir, terá como foco o tema: MINERAIS TERRAS RARAS, sua composição química, teor e se é um mineral portador ou fonte de terras raras.
DESENVOLVIMENTO
Alguns minerais importantes que tem relação com TR (Terras Raras):
Allanita - (Ce) Silicato básico de cálcio e alumínio com cério, lantânio e ferro (Ca,Ce,La)2(Al,Fe)3(SiO4)3(OH), do grupo do epídoto. A composição é variável. É um mineral fonte de terras raras.
Allanita –(Y) É uma variedade rica no elemento
Apatita – Fosfato de cálcio e flúor/cloro: 41,8% P2O5, 55,0% CaO, 1.2% F, 2,3% Cl, 0,6% H2O, com fórmula química Ca5(PO4)3(F,Oh,Cl).
Bastnaesita – (Ce) Fluorcarbonato de cério com lantânio (Ce, La)CO3F, que forma série isomórfica com a hidroxilbastnasita-(Ce). Tem 74,77% Ce2O3. É um dos minerais de TR mais comuns, ocorrendo em pegmatitos de granitos alcalinos e depósitos metassomáticos. Usado para obtenção de TR.
Gadolinita – (Ce) Silicato de cério, ferro e berílio com outros metais de TR (Ce, La, Nd,