An lise 13 dias que abalaram o mundo
Geografia
Análise: 13 Dias que Abalaram o Mundo
Roger Bianchi
Estação, 30 de Março de 2015.
Introdução:
Este trabalho fala sobre os aspectos da Guerra Fria apresentados no filme: “13 Dias que Abalaram o Mundo”. Mostrando os acontecimentos que levaram ao período de maior tensão durante a disputa e como se deu procedência. Revela também muito de como era o sistema gerido na época.
Análise: 13 dias que abalaram o mundo
O filme se passa no contexto histórico da guerra fria, relatando o período de maior tensão entre as duas potências conflitantes, Estados Unidos no lado capitalista e União Soviética pelo socialismo, quando em uma inspeção de rotina os EUA descobrem a instalação de mísseis e armamento nuclear em Cuba, ameaçando de um ataque devastador aos Estados Unidos.
Perante esses fatos o presidente JKF se vê entre três opções: a invasão a cuba, o ataque e aniquilação das instalações soviéticas, ou a realização d e um bloqueio marítimo para que Cuba não recebesse as ogivas.
Pode-se notar nesse momento que a cúpula militar ansiava para que ocorresse finalmente a disputa armada gerando uma guerra, pois foi fortemente sugerido para que se destruíssem os mísseis de Cuba, o que obviamente desencadearia em uma guerra eminente.
É nesse momento que o patriotismo e boa vontade dos “heróis”, os Estados Unidos surge. Apesar da pressão militar o presidente opta por realizar um bloqueio marítimo, ou seja, uma tentativa pacífica de evitar o ataque aos EUA.
Depois de muita tensão e problemas, finalmente consegue-se um acordo para que houvesse a retirada dos mísseis. É um filme muito coerente para a observação do cenário da Guerra fria, com traços e representações fiéis da mesma. Mostra como funcionava e agiam as duas agências de espionagem CIA (capitalista) e KGB (soviética) de modo com que um lado soubesse das ações do outro e vice versa.
Pode-se ver também que, apesar de não usarem, tanto Estados