Sociologia 2015
APRESENTAÇÃO
Esta apostila, caro aluno, tem a intenção de oferecer-lhe um roteiro didático do conteúdo principal que desenvolveremos em sala de aula. O texto não deve ser entendido como algo terminado. É apenas o pontapé inicial para um estudo mais amplo. O aluno poderá modificá-lo e, principalmente, completá-lo. A pesquisa em outras fontes poderá acrescentar muito, o que, aliás, deverá ser intenção de todos os alunos; buscar outras fontes bibliográficas para aprofundamento do tema. Nossa intenção é trazer ao aluno um texto com linguagem de fácil entendimento. A idéia é de fornecer alguns conceitos gerais, conhecimentos básicos que permitam a busca de outros mais complexos e possibilitem a consulta de obras mais especializadas e complexas sobre o assunto. Pretende ser uma motivação à leitura. Por isso, o texto deverá ser utilizado como ponto de partida, nunca como ponto de chegada. Foi escrito para ser discutido, questionado, talvez, mudado e ampliado; não pretende estar acabado.
O ensino deve ser feito, obviamente, através das aulas do professor. Porém, a aula, por si só, representa muito pouco. A aprendizagem é algo mais amplo. O mais importante é o processo que deve acontecer no aluno que aprende. Existe uma lacuna extensa entre o que o professor ensina e o que o aluno aprende.
O aprender acontece no sujeito, no indivíduo aluno. O esforço deve ser do aluno, não pode ser substituído por outra pessoa. Qual é a tarefa do professor? Apoiar, orientar. Cabe recordar a idéia de Sócrates sobre maiêutica... a maiêutica não só releva a participação importante de um agente externo, mas também e sobretudo o esforço do próprio aluno. O mérito principal ficará para ele aluno. Existe um desejo e necessidade de renovação. Precisamos criar um jeito que motive a cada aluno construir a sua ciência. No entanto, muitas vezes, é difícil encontrar o caminho ou mesmo