Trabalho sobre tintas
TINTAS
TINTAS
Trabalho elaborado como requisito da disciplina de Materiais de construção no Curso de Engenharia Civil da UDC – Faculdade Dinâmica das Cataratas, sob orientação do Professor César Winter Mello.
FOZ DO IGUAÇU – PR
2008
Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes.
INTRODUÇÃO
Aplicando uma película resistente que impeça a ação dos agentes de destruição ou corrosão é a maneira mais comum de se combater deterioração dos mais diversos tipos de materiais. Atualmente existem diversos tipos e finalidades de tintas como luminescentes, tintas que inibem o ataque de fungos, bactérias, algas e outros organismos, tintas resistentes ao calor, à prova de fogo e água e a corrosão etc.
os tipos mais comuns de tinta
Tinta Esmalte - possui um ligante que fica extremamente duro e resistente e é indicada para superfícies que ficam expostas ao tempo como grades de ferro, gradil de jardins e portões de aço.
Tinta a Óleo - possui um ligante do tipo oleoso (óleos vegetais, minerais, essência de terebentina, etc.) que dá um acabamento brilhante e muito bonito. É utilizada em pinturas que requerem grande beleza como móveis, janelas e portas. O óleo confere uma grande impermeabilidade à penetração de água, sendo, portanto um protetor muito bom para materiais como madeiras.
Caição - caiação consiste na aplicação de hidróxido de cálcio sobre a superfície. A secagem do hidróxido de cálcio não se dá pela evaporação da água mas sim pela carbonatação do hidróxido que no contato com o gás carbônico do meio ambiente vai formar uma película muito resistente de carbonato de cálcio.
Tintas a Base de PVA - (acetato de polivinila) vulgarmente denominadas LÁTEX, possui um ligante sintético que