Trabalho sobre tintas
Construção
Curso Nobre
Assunto: Tintas
Aluno: Robson Silvestre
Professor: Wesley
Turma: Edificações (pronatec)
Turno: Noturno
CONCEITO
Com o nome genérico de tintas e vernizes, compreende-se qualquer material de revestimento, de consistência líquida ou pastosa, apto a cobrir, proteger e colorir a superfície de um objeto.
A depender das matérias primas utilizadas, espera-se a obtenção de tintas com características, tais como:
Facilidade na aplicação; Secagem rápida; Boa aderência; e Resistência e durabilidade depois de seca.
Basicamente, as tintas são compostas de resina (veículo), pigmentos, solventes e aditivos.
Resinas: Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.
Pigmentos - Material sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Utilizado para conferir cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos (corantes) que conferem cor/opacidade e inertes (cargas) que conferem certas propriedades, tais como: lixabilidade, dureza, consistência e diminuição de brilho.
Os corantes: são substâncias geralmente solúveis em água que se fixam na superfície que vão colorir através de mecanismos de adsorção, ou ligações iônicas e covalentes enquanto que os pigmentos são dispersos no meio (tinta) formando uma dispersão relativamente estável.
Os corantes são muito utilizados na indústria têxtil e os pigmentos são fundamentais em tintas para revestimento.
Aditivos
Ingredientes que, adicionados às tintas, proporcionam características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. Utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Existe uma variedade