Trabalho sobre simbologia do direito
Este trabalho tem por objetivo mostrar e identificar os símbolos do Direito, como surgiram e o que representa cada um. Em princípio será mostrado a importância de se conhecer os símbolos, em seguida será apresentado os aspectos conceituais e histórico, fazendo uma pequena abordagem às diferentes interpretações entre os povos grego e romano, na criação de seus símbolos. É um trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica e consulta a site de pesquisa.
1 A IMPORTÂNCIA DOS SÍMBOLOS São inúmeros os estudos, antigos e recentes, sobre a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. De alguma forma eles são uma linguagem cifrada das aspirações e dos ideais humanos. Por isso mesmo existem desde tempos imemoráveis e continuarão existindo. São tão importantes para a vida e a cultura dos povos que hoje a semiótica ( semeion=sinal) - ciência que estuda os significados da linguagem e dos símbolos é muitíssimo conceituada. Existem símbolos com significados profundos dentro de um determinado contexto histórico e cultural. Quando abraçados com ardor, manifestam e alimentam o respeito e o despertar de energias inesperadas. Outros símbolos apontam para um nível ainda mais profundo, tentando traduzir convicções e valores que se apresentam como indissociáveis para a sobrevivência de uma instituição ou cultura; expressam a identidade profunda.Os símbolos se constituem numa manifestação das aspirações mais profundas de um povo.
2 ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS
Segundo Ferreira (1995), direito é "aquilo que é justo, reto e conforme à lei" e é também a "faculdade legal de praticar ou deixar de deixar de praticar um ato", além de ser ainda uma "prerrogativa, que alguém possui, de exigir de outrem a prática ou abstenção de certos atos, ou o respeito a situações que lhe aproveitam; jus".
Segundo o léxico, a expressão Justiça significa:
“Derivado de justitia,