trabalho sobre política econômica financeira
Luiz Gonzaga Belluzzo aborda as principais questões que fundamentaram a política econômica financeira brasileira.Um dos principais pontoscriticados pelo economista é oneoliberalismo no Brasil, que surgiu como alternativa para acrise do fim do regime militar, sendo idealizado por Maluf, mas ganhando força no período Collor. O fato é que essa ideologia se tornou dominante, principalmente nos partidos políticos conservadores, se fortalecendo no governo Fernando HenriqueCardoso, através da redução do papel intervencionista do Estado, abertura comercial e financeirapara o capital estrangeiro, eprivatização das empresasestatais.
O economista criticanegativamente então a “retórica vagabunda” de que o governo dapresidente Dilma Rousseff está apresentando excesso de intervencionismo. Ele justifica a alteração do preço da energia elétrica pela presidente a pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), pois a taxa de preço da energia era o mais alto do mundo, sendo considerado abusivo. Sendo assim, houve necessidade de intervenção por parte do governo. A partir disso, podem-se relacionar as teorias liberais com a democracia, do ponto de vista de que o neoliberalismo acaba por se distanciar do ideal democrático, já que para existir democracia énecessária a intervenção do Estado nas questões sociais, e também econômicas, desde que se foque a defesa dos interesses do país.
Corroborando o entrevistado, a política neoliberal enfraqueceu o Brasil. Isto fica bastante evidentequando o Belluzzo realiza uma comparação com a China, 2º maior PIB e maior exportador de manufaturas do mundo. País que não incorporou totalmente a política neoliberal e implantou a ultradesvalorização do câmbio para atrair capital estrangeiro. Além disso, investiu também nas empresas nacionais, ao contrário do Brasil. Após o