economia
O Economista verifica se a elaboração de um determinado projeto é ou não viável. Ele deverá assinar como reponsável técnico por todo projeto de investimento. Desta forma, o economista é responsável pelo estudo de mercado e comercialização, estudos de custos e receitas, de tamanho ou escala do projeto.
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
Também faz parte da função dele avaliar as fontes financeiras, a análise da localização do projeto, a estruturação do fluxo de caixa e da capacidade de pagamento, além da apuração dos índices econômico-financeiros, dentre eles, margem de lucro, rentabilidade sob investimentos e receita. Os projetos podem ser : final (é mais amplo); e viabilidade (é uma espécie de pré-projeto) ou ainda para financiamento.
2 - Economia de Empresas
Nas empresas, o economista pode desenvolver estudos e análises em duas áreas : macroeconomia (aspectos gerais da economia que afetam a empresa) e microeconomia (questões específicas da empresa). No que diz respeito ao que acontece dentro da empresa e com o setor específico da economia ao qual ela pertence, o economista está apto a desenvolver trabalhos relacionados ao planejamento estratégico, departamento financeiro, estudo de mercados, conjuntura econômica e ambiente de negócios, custos e orçamentos empresariais. Ele ainda analisa o desenvolvimento sócio-econômico e gestão empresarial.
3 - Orientação Financeira
Está entre as funções do economista neste setor averiguar os investimentos mais rentáveis bem como os tipos de aplicações que podem ser feitos. A ele compete observar as perspectivas de mercado, tanto de produtos quanto de serviços. Ao se formar no curso de economia o profissional de Economia trabalha também neste campo com investimentos fiscais e financeiros por investimentos e com análise de negócios financeiros. Ele contribui na elaboração de orçamentos, receitas e despesas, na projeção de resultados, sejam presentes ou