TRABALHO SOBRE PIERRE BOURDIEU E SUAS VISÕES DE CAMPUS
CAMPUS DE PORTO NACIONAL
CURSO DE LETRAS
SORANNY GOMES MORAIS
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PIERRE BOURDIEU & A EDUCAÇÃO.
A ESCOLARIDADE DOS PAIS E OS RETORNOS NO MERCADO DE TRABALHO.
Porto Nacional
2013
SORANNY GOMES MORAIS
PIERRE BOURDIEU & A EDUCAÇÃO.
A ESCOLARIDADE DOS PAIS E OS RETORNOS Á EDUCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.
Trabalho solicitado para nota da carga horária prática da disciplina de Sociologia da Educação, orientado pela professora Marisa S. Neres, referente à atividade semestral sobre Pierre Bourdieu & a Educação.
PORTO NACIONAL
2013
INTRODUÇÃO A partir do conhecimento adquirido em meio á leitura dos conceitos de Pierre Bourdieu sobre a realidade social, é possível compreender algumas das questões preocupantes na Educação em nosso país.
Segundo Bourdieu, “[...] Os indivíduos não são seres que possuem autonomia ou autoconsciência acerca das coisas, isso quer dizer que, agem encaminhados por uma estrutura incorporada. Estrutura essa chamada de habitus que seria uma forma de disposição á determinada prática de grupo ou classe, ou seja, á a interiorização de estruturas objetivas das suas condições de classe ou de grupo sociais que gera estratégias, respostas ou proposições objetivas ou subjetivas para a resolução de problemas postos de reprodução social”. (Bourdieu, 1992.)
Ao analisar o texto A escolaridade dos pais e os retornos á Educação no mercado de trabalho, é notável que os indivíduos agem e evoluem de acordo á educação que receberam, ou seja, o habitus que foram socializados. O texto nos mostra que os indivíduos com pais mais escolarizados têm um nível médio de escolaridade bem superior aos dos trabalhadores com pais poucos educados, apontando uma limitada volubilidade em educação.
Podemos dizer então, que o habitus primário (família) desse indivíduo