Trabalho sobre pet (plastico)
1. Introdução
Designa a idéia de que a performance de uma empresa deve ser medida baseando-se na sua contribuição para a prosperidade econômica, qualidade ambiental e capital social.
A Sustentabilidade é um novo desafio na Cadeia de Suprimentos, o Triple Bottom Line, usado como uma alternativa de medida e de elaboração de relatórios sobre o desempenho da empresa, confrontando-a com os parâmetros econômicos, sociais e ambientais. De um modo mais abrangente, o termo é utilizado para definir o conjunto de valores, assuntos e processos que as empresas devem ter. Possui o objetivo de reduzir os danos resultantes das suas atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental. Este procedimento demonstra transparência no propósito da empresa e considera as necessidades de todos os stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, parceiros de negócios, governos, comunidade local e o público). Tornar-se mais competitivo no mundo globalizado, ampliar o portfólio de soluções, inovar para manter ou buscar a liderança, são motivos que levam as empresas a rever seus modelos de negócios.
A Responsabilidade Social na Cadeia Produtiva é um desafio permanente e contínuo voltado para o investimento social da empresa agregando valor ao seu produto, envolvendo toda a Cadeia Produtiva na busca da ética cooperativa e da cidadania.
O conceito de Responsabilidade Social Empresarial segundo (ASHLEY, 2002), está se consolidando de forma multidimensional e sistêmica. O conceito concretiza-se através da busca da interdependência entre os diversos stakeholders ligados direta ou indiretamente ao negócio da empresa.
A cadeia de valor na conceituação de Porter (PORTER, 1989) é vista como indissociável da sustentabilidade e da contribuição que esta pode dar à prosperidade econômica e a qualidade sócio-ambiental da sociedade.
Segundo Yung (2005) “as empresas brasileiras