Trabalho sobre pericias forenses
O relatório foi feito ao assistir vários episódios da Série Americana CSI – Investigação Criminal; É muito bom assistir a uma série que trata do grande trabalho que é feito pelos peritos legais, e que em partes trata sob assuntos vistos em sala de aula.
Claro que o trabalho dos nossos peritos, é muito mais difícil, pois a realidade que se encontra na vida Real é muito mais difícil e contém casos muito mais complexos dos que são mostrados na serie da TV. Nossos peritos muitas vezes sofrem por não ter o equipamento adequado para trabalhar, e um exemplo disso foi o descaso do IML, mostrado recentemente nos nossos veículos de comunicação.
É possível identificar no seriado pontos importantes tratados em sala de aula, como os documentos médico-legais e seu rito a ser seguido; O relatório é o maior exemplo deles, pois é a descrição minuciosa de uma perícia, a qual cada perícia tem seu formulário específico e quando realizada essa pericia por um perito oficial, não necessita de termo de compromisso e de nomeação.
Nas pericias mostradas na serie e nas de nossa realidade, há busca pela manutenção em que o crime foi realizado sem interferências, para que o mistério da morte seja desvendado da forma correta. Enquanto uns peritos trabalham na cena do crime, o corpo é analisado e tem o diagnostico de sua morte, com clareza para que haja o entendimento comum.
Os peritos , se assim quiserem, podem ouvir quantas testemunhas desejarem e podem visitar locais para fazer revistas, para que o crime seja muito bem esclarecido.
Ou seja, a Perícia é um conjunto de processos médicos e paramédicos, para esclarecer um fato em favor da justiça. Podendo utilizar de todos os meios, desde que, seja licito para esclarecer a Verdade; de forma que as pericias podem ser realizadas nos Vivos, mortos, animais e objetos; Dentre tais pericias existem um rol muito grande possibilidades de pericias, como diagnostico de embriaguez no vivo, determinação de idade,