Trabalho sobre Percepção Visual
São Paulo
2013
INDICE
1 INTRODUÇÃO 4
2 RESULTADOS 5
3 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
Nessa atividade observamos as reações, atitudes e percepções de nossos colaboradores face às nossas instruções para a observação de uma figura ambígua. O modo como agiram ao olhar o desenho, como identificaram as imagens apresentadas, suas verbalizações e movimentos.
Nosso objetivo era conhecer a percepção dos colaboradores durante a observação de uma figura ambígua. Treinar as habilidades de instrução, observação e relato.
Cada aplicador foi instruído a escolher um grupo de colaboradores. O grupo decidiu realizar a atividade com uma pessoa do sexo feminino com idade acima de 30 anos, tivemos então 7 colaboradoras.
O aplicador explicou que se tratava de uma atividade da faculdade, que não era um teste e que o colaborador não estava sendo analisado, pedimos também que assinasse uma autorização para a realização da atividade.
Foi apresentada então a figura da “velha ou jovem?” de Eduards Boring (fig. 1) que estava impressa em papel A4 na cor preta e foi pedido que dissessem o que estavam vendo. Foram anotadas então as expressões, os movimentos com a folha e as verbalizações.
2. RESULTADOS
Na maior parte das entrevistas percebemos que as colaboradoras se fixaram em uma das imagens, mas após isso, naturalmente, buscaram outras imagens sem que ainda se falasse que havia outras, começaram a buscar outros ângulos e posições do papel para encontrarem outras imagens.
Reações emocionais foram observadas, desde a curiosidade para buscar imagens até a surpresa ante a percepção que existia outra imagem que não havia sido vista num primeiro momento.
Em relação à percepção das figuras, temos que: todas as colaboradoras viram a mulher jovem, apenas uma das colaboradoras não viu a velha e somente uma dos colaboradoras viu outras