Trabalho sobre origem da familia
Ela vem passando por várias modificações em virtude das mudanças no seu contexto sociocultural, inclusive as influências psicológicas e biológicas dos seres que a compõem.
Nas famílias do século XX, as denominadas nucleares predominava a hierarquia onde o homem detinha o poder controlador, era ele quem trazia o sustento de todos. A relação entre a família era de modo frio sem afeto, carinho e muito menos dialogo considerando que na época o homem era formado para ser mais racional, e menos emocional, no qual dificultava o relacionamento afetivo, principalmente para com os filhos, a mulher era frágil e submissa, cabendo a ela o papel de esposa, afazeres domésticos e cuidados para com os filhos.
Com o passar do tempo à família deixou de conviver em grandes grupos para aos poucos se individualizar, fortalecendo seus laços. Nessa trajetória muitos foram os motivos que uniram a família. Na Antiguidade houve épocas, como o estado selvagem, onde era a busca pela sobrevivência que unia a família. No entanto, com sua evolução o que realmente passou a uni-la foi a religião. Apos meados da década de 50 e 60 houve um aumento das questões de gênero, onde se passou a dar mais valor para o individuo, independente de gênero, e/ou status. A diferença entre homem e mulher ainda continua sendo mantida cada um com seu papel assim não interferindo na relação de mando.
O conceito de gênero implica em uma relação, isto é, na nossa sociedade o masculino e o feminino são considerados opostos e também complementares.