trabalho sobre oceanos
O planeta Terra possui extensão territorial de aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 70,7% são ocupados pelos oceanos. Essa grande massa de água foi formada há cerca de 4 bilhões de anos, através da condensação de vapores-d’água da atmosfera que atingiram a superfície terrestre em forma de chuva.
A topografia da Terra fez com que as águas se deslocassem para os terrenos mais baixos, formando, assim, os oceanos. O sal, característica marcante dos oceanos, é oriundo de erupções vulcânicas que espalharam os sais das profundezas da Terra e, ao atingirem a superfície, foram arrastados pelas águas das chuvas até os oceanos.
Esse ambiente é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, visto que ele regula a temperatura, influencia o clima, produz oxigênio, além de abrigar cerca de 80% das espécies de vida da Terra. No aspecto econômico, os oceanos são utilizados para a pesca, extração de minerais, deslocamento de navios cargueiros, entre outros.
Alguns especialistas consideram a existência de cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Polar Ártico e Polar Antártico. Entretanto, outros estudiosos são contrários a essa divisão, e não classificam os dois últimos como oceanos (Polar Ártico e Polar Antártico), alegando que o Ártico é uma extensão do Oceano Atlântico e que o Antártico é uma junção dos oceanos Atlântico, Índico, Pacífico.
Quer conhecer as características dos oceanos? Então confira os artigos disponibilizados nessa subseção. Centro do Oceano Ártico
O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico ocupa uma área de 21 milhões de quilômetros quadrados, corresponde ao conjunto de águas que se encontram congeladas situadas nas proximidades do círculo Polar Ártico no extremo norte do planeta.
Fazem parte do Oceano Ártico territórios como Rússia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia e península Escandinava.
Suas águas são oriundas do Oceano Atlântico e