Modelo de Balanço Patrimonial
FAESI – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina de Contabilidade Societária
CLASSIFICAÇÕES DE ATIVOS E PASSIVOS E PLANO DE CONTAS
ELOISA GABOARDI
FELIPE AGOSTINHO BROD
SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
2012
CLASSIFICAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS
Em um Balanço Patrimonial é possível indicar a situação financeira, econômica e patrimonial de uma entidade em momentos determinados. Um planejamento e organização auxiliam na análise dos fatores relevantes para a entidade. Com o fim de favorecer um maior conjunto de informações importantes para o estudo do Balanço Patrimonial, a Lei n° 6.404 de 1976 decreta que as contas do Ativo necessitam estar devidamente alocadas conforme grau de liquidez (capacidade de pagamento).
Tal vigência vem favorecer de forma significativa a análise deste instrumento Contábil tão importante, onde as contas são classificadas nos seguintes Grupos:
ATIVO
Ativo Circulante
O Ativo Circulante é composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro, antes do término do exercício seguinte. Divide-se nos subgrupos:
Disponibilidades (Caixa, Bancos C/C e Bancos Conta Aplicação):
São os recursos financeiros que se encontram a disposição imediata da empresa e compreendem os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários a vista e os títulos de liquidez imediata.
Direitos Realizáveis (Clientes/Duplicatas a Receber, Impostos a Recuperar):
São classificados os direitos de credito oriundos de receitas de vendas a prazo, de mercadorias e serviços a clientes, ou decorrentes de outras transações que geram valores a receber, como um adiantamento a fornecedor. Aqui também se classificam os estoques de mercadorias para revenda, matérias-primas, produtos em elaboração e produtos acabados.
Despesas do exercício seguinte (Seguros, Aluguéis Antecipados):
São