Acessibilidade nos passeios do bairro centro de Videira-SC
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CAMPUS DE VIDEIRA
JESSICA AP. L. BUSATTO
ACESSIBILIDADE NOS PASSEIOS DAS PRINCIPAIS RUAS DO CENTRO DA
CIDADE DE VIDEIRA
VIDEIRA, SC
2014
2
JESSICA AP. L. BUSATTO
ACESSIBILIDADE NOS PASSEIOS DAS PRINCIPAIS RUAS DO CENTRO DA
CIDADE DE VIDEIRA
Projeto de Pesquisa do Curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc
Campus de Videira, como requisito final para aprovação do Projeto Pesquisa.
Orientador: Professor Jeferson Eduardo Suckow
VIDEIRA, SC
2014
3
RESUMO
O presente trabalho remete a falta de acessibilidade nas ruas do centro de Videira
- SC. Serão abordados nesse projeto, assuntos referentes à adequação/inadequação dos passeios, a falta de rebaixos nas calçadas, falta de pisos táteis, enfim todos os problemas ocasionados pela carência das leis – que na maioria dos casos - não cumpridas “ao pé da letra”.
Assim, para aprofundar mais sobre o assunto ACESSIBILIDADE, é preciso saber mais sobre o passado das cidades; suas origens, seu desenvolvendo e como se tornaram no “caos” que é nos dias de hoje. Quanto mais a cidade cresce, mais problemas surgem, dependendo do relevo do município. É ai que o urbanismo surge, promovendo soluções e novas estratégias para facilitar a vida das pessoas na correria que é todos os dias.
Videira, uma cidade que está a cada ano crescendo, entretanto, seu relevo é irregular, ou seja, uma cidade montanhosa, o que dificulta e muito o acesso principalmente para os cadeirantes. Apenas o centro tem um relevo mais nivelado, contudo, o que não está próximo ao centro, dificulta o acesso por estar em algum local onde existem escadas ou até mesmo desníveis no calçamento, sem ao menos uma rampa. Assim, as análises feitas nos passeios serviram para identificar se os trechos pesquisados se enquadram nas normas e se estão sendo cumpridas.
Palavras-chave: Acessibilidade. Passeios. Cidades. Normas.
4
SUMÁRIO