PArque linear rio do peixe
Um projeto inovador e que dará um ressignificado a história da ferrovia que margeia o Rio do Peixe
O Projeto prevê a criação de um parque linear ao longo da ferrovia e do Rio do Peixe (da nascente a foz), em uma extensão de 300 km. Queremos unir as cidades que se desenvolveram nas margens do Rio através da reativação da ferrovia para uso turístico e de transporte interurbano. Acompanhando os trilhos será construída uma ciclovia que cruzará as áreas urbanas ligando as cidades.
Patrimônio Histórico
A faixa de terra, que inicia em Calmon (nascente do rio) e se estende até Alto da Boa Vista onde o Rio do Peixe deságua no Rio Uruguai, foi cenário de um rico patrimônio cultural com acontecimentos como a construção da ferrovia, exploração da madeira, conflito do Contestado e a chegada dos imigrantes.
Desenvolvimento Econômico
Foi através da ferrovia que se desenvolveram as cidades e os produtos das empresas da região despontaram no cenário nacional. O projeto deve estimular o turismo ferroviário, ecológico e de eventos, gerando investimentos e novas oportunidades de trabalho.
Preservação
Com a criação do Parque, fauna e flora às margens do rio passariam a receber atenção especial, promovendo uma ação positiva para uma região tão prejudicada por desgastes ambientais. Outros pontos positivos seriam o estímulo à preservação ambiental e a aproximação das pessoas à paisagem que contempla o rio, como quedas d’água, pontes e túneis.
Reutilização da Ferrovia
Por muitos anos a ferrovia foi o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de cargas e passageiros. Agora a proposta é fortalecer a relação entre os municípios com a reativação da ferrovia para o turismo e para o transporte intermunicipal, com trens modernos ou ônibus adaptados.
Ciclovia
A ciclovia oferece uma opção de lazer saudável, econômica e ecológica e pode vir a ser uma referência nacional em cicloturismo, já que esta é uma das atividades que mais