Trabalho sobre meio ambiente na unilever.
Saber como crescer de maneira sustentável é o maior desafio que as empresas enfrentam em todos os lugares.
O grande desafio do século 21 é proporcionar bons padrões de vida para 7 bilhões de pessoas sem esgotar os recursos da Terra ou incorrer em níveis massivos de dívida pública. Para conseguir, governos e empresas terão de encontrar novos modelos de crescimento que incorporem tanto equilíbrio ambiental como econômico.
Desde 1945, o capitalismo global entregou muitas coisas positivas.
Elevou centenas de milhões de pessoas da pobreza. Ajudou a catalisar uma segunda revolução agrária e, mais recentemente, viu o nascimento da tecnologia digital que vem transformando nossas vidas. Mas o capitalismo não é uma panaceia. Para as coisas às quais é difícil atribuir um preço – biodiversidade, carbono, capital natural – o mercado falhou. Como resultado, vivemos em um mundo em que as temperaturas estão aumentando, os recursos naturais estão escasseando, a perda de espécies está se acelerando e a lacuna entre os ricos e os pobres está aumentando. É uma situação totalmente insustentável.
Novos modelos de Negócios As empresas precisam decidir que papel exercer. Querem ficar como espectadores, esperando que os governos ajam, ou querem assumir o papel de protagonistas e começar a lidar com esses problemas?
Na Unilever, acreditamos que o mundo empresarial precisa ser parte da solução.
Mas, para tanto, os negócios terão de mudar. Terão de se livrar da rotina dos relatórios trimestrais e operar olhando para o longo prazo. Terão de se ver como parte da sociedade, não separados dela. E terão de reconhecer que as necessidades dos cidadãos e das comunidades têm o mesmo peso que as exigências dos acionistas. Acreditamos que no futuro este será o único modelo de negócios aceitável. Se as pessoas sentirem que o sistema não é justo e que não funciona a seu favor, irão se rebelar contra ele. E, se continuarmos a consumir