Nbr-10126
Cotagem em Desenho Técnico
Prof. Ana Flávia Ferreira de Castro Paula
OBJETIVO
Esta norma fixa as condições que determinam os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos.
O QUE É COTAGEM?
Cotagem é a representação gráfica no desenho das características do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida.
As cotas devem fornecer uma perfeita idéia de todas as dimensões, não deixando dúvidas que justifiquem futuros cálculos ou a execução do projeto.
Os elementos fundamentais de uma cotagem são: linhas auxiliar de chamada, linha de cota, cota (valor numérico) e limite da linha de cota .
PRINCIPAIS ELEMENTOS DE COTAGEM
COTAS:
São números que indicam as dimensões lineares ou angulares do elemento. Observe, no desenho, as medidas básicas de uma peça. Elas estão indicadas pelas cotas 80, 50, 30 e 30.
LINHAS DE COTAS: São linhas contínuas estreitas com setas ou traços oblíquos nas extremidades, onde serve de apoio para a cota.
LINHAS AUXILIARES: São Linhas de traço continuo fino, normalmente perpendiculares a linha de cota, que ultrapassam ligeiramente, e que tem origem no elemento a cotar.
LIMITE DA LINHA DE COTA: As terminações da linha de cota são conhecidas também por setas. Essas setas podem ser substituídas por outros símbolos. A maioria dos tipos de desenho técnico utiliza as setas preenchidas. Os traços inclinados são mais utilizados nos desenhos arquitetônicos. O traço oblíquo utilizado no lugar da seta é desenhado com uma linha curta e inclinado a 45º, para o mesmo lado.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COTAGEM
- As cotas devem ser colocadas uma única vez em qualquer uma das vistas que compõem o desenho. Local que representa mais claramente o elemento que está sendo cotado.
- Para facilitar a leitura e a interpretação do desenho, deve-se evitar colocar cotas dentro dos desenhos e, principalmente, cotas alinhadas com outras linhas do