trabalho sobre livro senhora
Português
Turma:
Nº:
2º ano
Análise do Romance: Senhora
João J.
Set/09
Análise do romance “Senhora” de José de Alencar
Análise do romance “Senhora” de José de Alencar
Por: Ana Angelica de Souza Pinto
O seguinte trabalho tem como finalidade a análise do romance
Senhora de José de Alencar, ressaltando alguns pontos que para mim foram importantes. Começo com esta pequena introdução, contando sobre Alencar e dando continuidade com alguns trechos do romance com mais alguns comentários.
O autor é a força redentora do romance que é capaz de recuperar o caráter de um homem dominado pelo capitalismo. A sua protagonista, Aurélia, é o sujeito de todo o decorrer do romance, é ela quem dá as ordens, travando uma batalha – embora tenha sido duro para ela – contra o casamento por interesse, resultado de uma sociedade machista e materialista, o que no decorrer do trabalho será comprovado. Espero que o leitor possa ler e compreender os pontos levantados neste trabalho.
José de Alencar
José de Alencar é um dos nossos mais importantes ficcionistas, pertencente ao romantismo, época de valorização do que é nacional. Cria romances influenciados nos exemplos europeus, mas com conteúdo brasileiro.
Embora não tenha desenvolvido a técnica de criar romances urbanos aprimora-os em suas obras, destacando-se na literatura com este gênero. Ele descreve a nossa vida brasileira do segundo reinado, os “quadros da sociedade” e os
“perfis femininos”, o vocabulário e o cotidiano burguês
(teatros, saraus, valsas, etc.), reafirmando o ideário do mesmo.
Por ter na sua maioria leitores femininos e pertencer à época romântica, era de suma importância que os romances tivessem um “happy end”.
Devido a insatisfação de Alencar para com sua sociedade ele vai através de suas obras demonstrar isso, desmascarando certos costumes da época. No caso do romance, Senhora, a compra de um marido e o casamento por interesse, por isso há em suas obras um