Trabalho sobre Jean Bodin 1 semestre
a) Contextualização histórica
No século IV, os conflitos causados pela guerra do Peloponeso deixaram as cidades-Estado gregas fortemente enfraquecidas, fazendo com que não conseguisse manter sua autonomia, assim, tornando-se, alvo fácil para os estrangeiros. Logo, ao norte da Grécia o império macedônico, sob o domínio do rei Felipe II, iniciou um processo expansionista que, em pouco tempo ganhou forças e foi capaz de assegurar o controle sobre o mundo grego. A partir desse processo de dominação que se iniciou o chamado período helenístico.
Em 336 a.C, com a morte de Felipe II, seus filhos iniciaram a disputa pelo trono. Foi nesse momento que Alexandre Magno temendo a perca do trono, para vencer seus irmãos, possíveis herdeiros do trono organizou um banquete onde ordenou os assassinatos. Respeitando as tradições do povo grego, Alexandre se proclamou líder supremo dos gregos e tomou para si a missão de libertar os povos balcânicos da dominação persa. Graças à sua notória habilidade militar, iniciou um notável processo de expansão que controlou as regiões da Pérsia, do Egito, chegando a fixar seus territórios até as regiões próximas da Índia. Alexandre, dessa forma, consolidou um vasto império.
Ao impor seu domínio, Alexandre teve habilidade de consolidar uma ação política capaz de evitar levantes contrários ao seu governo. Respeitando e incorporando as tradições dos povos por ele conquistados, empreendeu um conjunto de alianças responsável pela manutenção de seus territórios, ou seja, seguindo os passos do pai, o rei Alexandre, o Grande, continuou a expandir os domínios