Trabalho sobre Havaianas
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR.
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO – CCG.
CURSO DE GRADUAÇÃO EXECUTIVA EM MARKETING.
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA ALPARGATAS
Rodrigo Moura
Francisco Saboya
Prof. Miguel
Fortaleza - CE - 2014
A primeira fase das Havaianas – Commodities
Havaiana lidera mercado por mais de três décadas, seu produto é destinado a classe de baixa renda, embora seu produto sendo de alta qualidade, não deformando, produzir odor e soltar as tiras.
A segunda fase das Havaianas – Revitalização da marca
Utilizando como vantagem o Plano Real elevou o poder de aquisição dos consumidores isso permitiu com que a marca se reposicionasse.
A estratégia da Alpargatas foi baseada em três premissas: ampliação da linha de produtos (com o lançamento das Havaianas Top, coloridas e monocromáticas), suporte de mídia eletrônica e imprensa com forte suporte de campanha publicitária e foco de distribuição logística das Havaianas Top no canal de varejo.
Esta forte reestruturação focada nos pontos-de-venda surgiu uma vez que a Companhia constatou que 90% da compras de Havaianas eram feitas por impulso, tornando-se, dessa forma, imprescindível que os pontos-de-venda estivessem prontos para chamar a atenção dos consumidores das classes A e B.
A terceira fase das Havaianas – O aprimoramento das estratégias
Alpargatas iniciou um trabalho de interesse em fornecer um custo-benefício percebido das Havaianas Top similar ao produto tradicional, porém com enfoque nas classes consumidoras A e B. Para tanto, a Companhia focou seus esforços em dois pontos: produto e comunicação. Amplia sua linha de produtos com sandálias personalizadas. Foram comprados maquinários novos, feitos sob encomenda, garantindo lotes menores e agilidade ao processo de fabricação.
As Havaianas TOP eram lançados primeiro para classe A e B e somente depois para classe C que ainda