Colesterol em Crianças - Artigo Científico
ASSUNTO – Colesterol Alto em crianças de 07 a 12 anos de idade.
OBSERVAÇÕES – Crianças de 07 a 12 anos de idade que estão estudando no ensino fundamental, estão evidentemente apresentando casos de colesterol alto e sedentarismo.
IDEIA – Verificar o nível de numero de casos em crianças e mostrar as causas que levam ao alto colesterol.
TESTES – Foram feitas entrevistas com 1.294 crianças entre 07 e 12 anos aleatoriamente. As crianças responderam perguntas sobre vida social, hábitos alimentares, prática de esportes e lazer. Foram realizados também medidas de colesterol, aptidão cardiorrespiratória e massa corporal. O resultado mostrou que crianças do sexo feminino apresentavam maior número de casos em colesterol alto.
INTRODUÇÃO
As doenças cardiovasculares (DCV) lideram as causas de morte em países desenvolvidos, sendo responsáveis por milhares de mortes a cada ano. No Brasil, essas doenças determinam um terço das mortes e são a principal causa de gasto com assistência médica, acarretando por isso um aumento substancial nas despesas do orçamento de saúde.
Um dos principais fatores de risco para DCV é ao colesterol alto. Estudos epidemiológicos mostram que elevadas concentrações de colesterol total (CT) aumentam a probabilidade do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo potencializadas no decorrer da vida pela obesidade e por uma série de outros fatores, como tabagismo, hipertensão arterial, hábitos alimentares, histórico familiar e sedentarismo3.
Evidências de estudos indicam que a deposição de gordura nas paredes das artérias inicia na infância e é mais provável com maiores níveis de colesterol no sangue4. Porém, raramente conduz a resultados adversos na saúde infantil, mas seus efeitos de longo prazo podem ser consideráveis, já que alterações do metabolismo lipídico, presentes na infância e adolescência, tendem a persistir na idade adulta, colaborando para o desenvolvimento de DCV5.
Evidências de uma série de