Trabalho sobre gestão
Segundo Marras após estudos feitos no período de 1978 à 2003 cerca de 25 anos, foram detectadas inúmeras mudanças no setor de gestão, onde no início os patrões vêem os trabalhadores por uma visão “X” ,na qual um indivíduo era visto como alguém que não gosta de assumir responsabilidades, que prefere o ócio ao trabalho, e portanto deve ser vigiado e controlado o tempo todo com ameaças de punição para conseguir resultados no trabalho. McGregor (1960:41) consegue explicar através de pesquisas científicas sua já mundialmente conhecida teoria “X”. Com base em suas constatações, certos empregadores pressupõem a idéia de que “ O ser humano, de modo geral, tem uma aversão essencial ao trabalho e evita sempre que possível.” Como consequência dessa visão, adotou-se um tratamento opressivo e controlador para a obtenção do resultados esperados.
Com o passar dos anos, analizando a evolução dos processos industriais, começou-se a mudar essa idéia de que o empregado deveria ser tratado apenas como uma ferramenta da empresa, mas sim como um grande diferencial na corrida pela obtenção de resultados .O trabalho do gestor consiste em administrar os recursos e o capital humano da empresa em conjunto com as estratégias e o planejamento organizacional.
Foram criadas algumas técnicas de gestão moderna como base para os gestores:
Administração Participativa: esse método permite a manifestação dos funcionários em relação a administração da empresa contribuindo com novas idéias e experiências, de forma organizada e responsável.
Administração Japonesa: produção enxuta ou lean manufacturing surgiu no japão e consiste em uma produção enxuta, ou seja, eliminar o máximo de desperdício, e tudo oque não for necessário para o momento.
Administração Holística: a administração holística tem como base que uma empresa não deve ser vista como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim como um sistema aberto, um conjunto