Trabalho sobre estruturas Geologicas
Nomes: Catherine Duarte, Ester Cavalcante, Lorenna Barreto, Ruana
Nepomuceno.
Turma: 2 03 Manhã
Sede: Aldeota
Escudos Cristalinos
Escudo das Guianas: Está localizado na região nordeste da América do Sul, mas exatamente, fica na região extremo norte do Brasil (norte dos estados do Amazonas, norte do Pará, praticamente todo estado de Roraima e parte ocidental do Amapá).
Está presente também no sul da Venezuela, faixa leste da Colômbia e na totalidade dos territórios da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Possui cobertura sedimentar muito antiga. Esta cobertura é muito resistente à erosão, pois é composta basicamente de quartzito (rocha metamórfica) e arenito (rocha sedimentar). Composto por um escudo muito antigo do Pré-Cambriano (de 4 bilhões a 500 milhões de anos atrás).
Praticamente todo Planalto das Guianas é coberto por vegetação tropical (Floresta
Amazônica).
Presença de canyons (canais), resultado da ação (corrosão) da água dos rios nas rochas durante milhões de anos.
Presença de encostas íngremes, verticais e altas.
Escudo Brasileiro: Escudo Brasileiro abrange 20 % do território brasileiro ao oeste da Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais e Goiás Mato Grosso e Mato
Grosso do sul. O Escudo Brasileiro é um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares.
Existem trechos em que as rochas cristalinas aparecem livres dessa cobertura sedimentar, surgindo aí um relevo ondulado.
Nas áreas em que as rochas cristalinas estão cobertas pelas camadas sedimentares, são comuns as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente e recebem o nome de “serras‟‟.
Nestas regiões, as chapadas possuem a denominação de chapadões.
Bacias Sedimentares
Bacia Sedimentar da Amazônia: Possui uma área de 500.000 km2, onde no seu norte ficas o Escudo das Guianas, no sul o Escudo Brasileiro, no oeste Bacia de
Solimões e no leste a Bacia de Marajó. A Bacia do Amazonas teve