geografia
Estrutura Geológica e Mineração no Brasil
Açailândia
2015
Ano: 1° B
Elisabeth, Milena, Ozeane, Iara, Rafael, Sandy, Vitor
Estrutura Geológica e Mineração no Brasil
Trabalho apresentado a disciplina de Geografia para obtenção de nota do
2° período.
Orientadora: Vanda
Açailândia
2015
Introdução
A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
• Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro.
• Bacias sedimentares: estrutura geológica de formação mais recente, que abrange pelo menos 58% do país.
• Terrenos vulcânicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do território nacional, isso acontece por ser uma formação mais rara.
Estrutura Geológica Nas terras emersas, a crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos de rochas predominantes, seu processo de formação e sua idade geológica. Essas estruturas geológicas são os dobramentos modernos, os maciços antigos e aas bacias sedimentares. Os dobramentos modernos são os trechos da crosta de formação recente compostos de rochas menos rígidas, situadas relativamente próximo às zonas de contato entre placas (zonas convergentes). Os maciços antigos, também chamados escudos cristalinos, são os terrenos mais antigos da crosta terrestre. Datam do Pré-Cambriano (eras Arqueozoica e Proterozoica) e são constituídos basicamente por rochas de magmáticas e metamórficas. As bacias sedimentares podem ser formadas por sedimentos de origem continental ou marinha e conter grande quantidade de material fossilizado em suas diversas camadas. Nessas estruturas se formam importantes recursos minerais energéticos, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.
Estrutura Geológica do Brasil
O território