Trabalho Sobre Estruturas De Mercado2
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e descrever as diferentes estruturas de mercado, mostrando suas definições, principais características e exemplos aplicados ao mercado.
1. ESTRUTURAS DE MERCADO
1.1 Concorrência Perfeita
1.1.1 Definição:
É um mercado onde muitas empresas produzem e vendem produtos idênticos a muitos consumidores, e nenhum dos seus participantes influencia na formação dos preços.
As empresas agem de maneira individual, e são tomadoras de preço, ou seja, seus preços e volumes produzidos variam de acordo com o mercado.
1.1.2 Características:
a) Existem muitos produtores e muitos consumidores dos mesmos produtos. Estes produtores e consumidores são considerados tão pequenos, que, isoladamente, não podem influenciar o preço de equilíbrio do produto.
b) Os produtos são homogêneos.
c) Os participantes possuem toda a informação necessária a respeito dos preços, já que os consumidores irão preferir os preços mais baixos aos mais altos.
d) Não existe qualquer restrição à entrada ou saída de empresas na indústria.
e) Também não existe qualquer barreira quanto ao conhecimento das tecnologias e processos produtivos, a não ser o próprio custo de produção.
1.1.3 Exemplos de Mercado:
a) Hortifrutigranjeiros: Muitos produtores, produzindo produtos idênticos, comprados por muitos consumidores, sendo que nenhum tem poder para, isoladamente afetar os preços.
b) Supermercados: São muitas empresas, vendendo os mesmos produtos para muitos compradores. Independentemente do seu tamanho, e da quantidade vendida, nenhum deles tem poder para influenciar o mercado, tendo que se adequar aos preços que ele determina.
1.2 Monopólio
1.2.1 Definição:
É o oposto da concorrência perfeita. É a estrutura de mercado onde um único vendedor atende toda a quantidade demandada de um bem ou serviço, que não possuem substitutos.
1.2.2 Características:
a) Barreiras à entrada no mercado: A principal fonte de poder do monopólio são as barreiras naturais ou