TRABALHO SOBRE DIABETES MELLITUS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE – CEFID
CURSO DE FISIOTERAPIA
ALESSANDRA CADORE, EMANUELLA CORDEIRO,JESSICA LOPES, JESSIKA MELO, SABRYNA BACK WEISS.
DIABETES MELLITUS
FLORIANÓPOLIS - SC
MAIO, 2015.
ALESSANDRA CADORE, EMANUELLA CORDEIRO,JESSICA LOPES, JESSIKA MELO, SABRYNA BACK WEISS.
DIABETES MELLITUS
FLORIANÓPOLIS – SC.
MAIO, 2015. INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado a Diabetes Mellitus, será falado sobre suas características, como é feito o diagnóstico, como ela pode ser tratada, as complicações que ela traz, suas diversas classificações e como o fisioterapeuta atua no tratamento, falando também sobre os benefícios da fisioterapia para o paciente já que a diabetes é uma doença que traz consigo uma série de distúrbios, comprometendo algumas funções do organismo.
DIABETES MELLITUS
CONCEITO:
É uma doença caracterizada pela elevação de açúcar no sangue. Pode ser causada pela deficiência na secreção ou ação do hormônio insulina, que é produzido pelas células Beta do pâncreas. Como citado anteriormente, ela é caracterizada pela hiperglicemia e esta associada ao surgimento de novas doenças e pode levar a insuficiência de órgãos vitais, como olhos, rins, nervos, cérebros, coração e vasos sanguíneos. A função da insulina é promover a entrada de glicose nas células para que ela possa ser utilizada pelo organismo, como a produção de ATP.
CLASSIFICAÇÃO:
Vários fatores podem causar a diabetes num indivíduo, todavia esta patologia esta classificada em dois grupos:
Diabetes tipo 1 (dm1)- esse tipo de diabetes se resulta da destruição das células (células beta) que produzem a insulina. Essa morte pode ser causada por uma resposta imunológica. Podemos detectar em exames de sangue a presença desses anticorpos que são: ICA, IAAs, GAD e IA-2.