Cap Tulo 1 Introdu O 1 1
A Termodinâmica, nosso objeto de estudo, é a ciência aplicada da ciência térmica da física. Trata dos processos nos quais há transformação de energia térmica (Termo) em energia mecânica (Dinâmica).
Esta parte da física-química tem um conteúdo teórico com desenvolvimento relativamente recente (últimos 2 séculos principalmente) que ajudam a compreender as transformações de energia e nos possibilitam resolver problemas concretos. Entre os problemas mais importantes podem ser citados:
a) geração de potência térmica (calor e frio);
O controle sobre fogo seja talvez um primeiros grandes feitos do homem, e que possibilitou se aquecer e melhorar sua condição de vida, prolongando o seu dia, aquecendo suas noites e ajudando na cocção dos seus alimentos.
Já o controle sobre o frio não foi tão óbvio. As civilizações antigas já conheciam técnicas de melhorar o conforto térmico controlando a ventilação e o isolamento térmico. Entre os romanos, por exemplo, já existiam os ambientes aquecidos (caldarium) e os ambientes mais frios (frigidarium).
Na engenharia hoje existe um amplo campo de aplicação para as tecnologias de geração de calor e frio. Com o aquecimento do ar pode-se conseguir a secagem de alimentos (grãos, peixes e frutas), possibilitando sua armazenagem. Com o frio pode-se reduzir o metabolismo de frutas e hortaliças, reduzindo suas perdas.
Para se ter uma idéia, ainda são elevadas as perdas de grãos (milho, arroz, feijão e outros) e de frutas e hortaliças pela inexistência de infra-estrutura de armazenagem e transporte desde o ambiente de produção até o consumo final.
b) geração de potência mecânica e elétrica
Há centenas de anos, o homem fez um grande esforço para dominar a força dos ventos e da água dos rios. Com este desenvolvimento conseguiu-se produzir moinhos, rodas d´água, monjolos e outros dispositivos que lhe tornaram possível bombear água permitindo a irrigação, moer seus grãos para a produção de pães.
O controle das