Trabalho sobre departamentalização
A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas. As atividades são agrupadas por sua similaridade e, desta forma, podem colocar pessoas necessárias para o cumprimento das atividades da organizaçã/o.
A partir da especialização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de coordenar as responsabilidades das organizações, a partir da delegação de poder e a integração do ambiente externo com a organização vigente. O processo de departamentalização pode ser implementado de várias maneiras, por funções, pela própria geografia da organização, pelos clientes em questão, por processos, serviços e produtos e até projetos.
Visa fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos apropriados:
Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências, o que resultará em ampliação do conhecimento de cada um deles e consequentemente se traduzirá em maiores índices de produtividade e qualidade. Com propósitos semelhantes, sempre que possível, os equipamentos especiais devem ser colocados numa mesma área de trabalho.
Controle: as atividades devem ser agrupadas de forma que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente, favorecendo a realização dos ajustes necessários antes do produto ser considerado acabado e chegar aos clientes.
Coordenação: a fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida caso forem agrupadas atividades correlatas e de objetivos comuns em uma mesma unidade organizacional.
Enquadramento: as atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas caraterísticas, em consonância com cada “grupo estrutural básico”, o que evitará possíveis desintendimentos.
Processos: destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo,