Departamentalizaçao
Prof Geraldo José Lombardi de Souza
Departamentalização
Introdução A abordagem clássica afirma que a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. Enquanto os engenheiros da Administração Cientifica se preocupavam com as especializações do trabalho ao nível do operário (ênfase nas tarefas). E os autores clássicos que se preocupavam com a estruturação dos órgãos (ênfase na estrutura organizacional). A Teoria Neoclássica complementa estas duas contribuições, com novas abordagens sobre a departamentalização.
Departamentalização
Conceito
“É uma forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiência, o controle, e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.” A departamentalização representa a divisão do trabalho no sentido horizontal, ou seja, em sua variedade de tarefas. Obs: a divisão do trabalho no sentido vertical, refere-se aos níveis de autoridade.
Departamentalização
Estágio 2 Empresa do tana
Estágio 1 Empresa do tana
A + B + C + D
A
B
C
D
Departamentalização
Quando ocorre ? ? ?
Sempre que há a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade de trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. A deparmentalização se faz ‘a custa de um maior numero de órgão no mesmo nível hierárquico.
Departamentalização
Obs: Em algumas empresas, a terminologia departamental é levado a sério e indica relações hierárquicas bem definidas por exemplo: Um superintentende cuida de uma divisão; um gerente, de um departamento; um chefe, de uma seção; um supervisor, de um setor. Porém em outras empresas a terminologia é casual, daí uma dificuldade de uma terminologia universal.
Departamentalização
Dois Sentidos p/