Trabalho Sobre Degrada O Ambiental
DISCIPLINA: ECOLOGIA APLICADA À CADEIA PRODUTIVA E AO MEIO AMBIENTE
PROFESSOR: LUIZ CARLOS TEIXEIRA JUNIOR
ALUNO: CARLOS EDUARDO DE SOUZA SILVA MATRÍCULA: 20111104293
1) Segundo o autor, subdesenvolvimento e degradação ambiental são efeitos da perda do potencial produtivo de uma nação. No caso do terceiro mundo (países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento), esta degradação trouxe benefícios econômicos para estes países? Justifique sua resposta.
Pelo contrário. Com a tecnificação dos processos produtivos e o fomento cada vez mais evidente da mais-valia, percebeu-se a necessidade de expansão da captação de recursos que alimentassem a sociedade dos países mais ricos, fazendo com que os países subdesenvolvidos fossem tidos como fontes de recursos. Isso acarretou impactos significativos em ecossistemas íntegros e auto-suficientes, transferindo divisas em forma de matérias-primas aos países exploradores e reduzindo exponencialmente a capacidade regenerativa nas áreas de extrativismo. Dessa forma o que realmente restou foi um grande passivo ambiental e uma sociedade dependente dos subempregos ali implementados.
2) Quais foram, segundo o autor, as principais causas das perdas da fertilidade dos solos dos países do considerado terceiro mundo?
A grande transformação se deu a partir da transição de ecossistemas tropicais para vastos campos monoculturais ou mesmo pastagens. Afetando significativamente a capacidade de resiliência e equilíbrio naturais, tal prática obrigou os povos e comunidades nativas a utilizarem terras cada vez mais afastadas e, muito frequentemente encostas que, por terem características topográficas peculiares, sofreram danos de desmatamentos e erosões devido à não adoção de técnicas apropriadas de manejo do solo. Com essa diminuição das áreas cultiváveis houve um aumento na pressão da produtividade do solo.
3) Explique, segundo o texto, como o “sistema capitalista rompeu a harmonia entre os sistemas