Trabalho sobre Dados
Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμον e -λογία "-logia"1 ) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem.2 Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.3
dados - do Latim data, particípio passado de dare, “dar”, que tinha também o significado de “conceder, entregar”.
Nossa palavra data, no sentido de “definição de tempo”, vem da expressão que os romanos usavam; por exemplo: data Romam kalendas Januarii, “dadas (escritas, entregues as letras) em Roma a 1º de janeiro”.
Com o significado de “informação de computador armazenável e transmissível”, é de 1946.
INFORMAÇÃO - do Latim informare, “dar forma”, de in-, “em”, mais forma, “aspecto, forma”.
No dicionário portugues michaelis dados da.dos sm pl 1 Conjunto de material (= informações) disponível para análise. 2 CibRepresentação de fatos, conceitos e instruções, por meio de sinais de uma maneira formalizada, possível de ser transmitida ou processada pelo homem ou por máquinas.
informação in.for.ma.ção sf (lat informatione) 1 Ato ou efeito de informar. 2 Transmissão de notícias. 3Comunicação. 4 Ação de informar-se. 5 Instrução, ensinamento. 6 Transmissão de conhecimentos. 7 Indagação. 8 Opinião sobre o procedimento de alguém. 9Parecer técnico dado por uma repartição ou funcionário. 10 Investigação. 11Inquérito. 12 Miner Presença de quartzo hialino e outros satélites denunciadores do diamante. I. privilegiada: informação que não é tornada pública, mas é utilizada por pessoas que a conhecem, para negociar na bolsa, a fim de obter vantagens.
Dado, informação, conhecimento e competência
Valdemar W. Setzer
Depto. de Ciência da Computação da USP – www.ime.usp.br/~vwsetzer
(Publicado no jornal do Grupo Folha Folha Educação No. 27, out./nov. 2004, pp. 6 e 7)