Trabalho sobre redes de comunicação de dados
Cabeamento estruturado
As primeiras redes locais os seus computadores interligados por meio de cabo coaxial que são cabos de difícil manuseio para passagem em tabulações e que necessitam muitas vezes que obras civis sejam executadas para passagem de novos dutos e cabos. Antes do advento das redes locais de microcomputadores, os terminais de acesso aos computadores de grande porte (mainframes) também eram por cabos coaxiais. Posteriormente a conexão de computadores evoluiu para a utilização de cabos de pares traçados. Chamados de UTP e STP, com conectores RJ-45, com varias vantagens como o manuseio mais fácil, facilidades de instalação.
Cabo coaxial
No cabo coaxial, um dos condutores é a malha externa que serve para proteger de induções externas magnéticas. Essa malha deve ser aterrada, ligando-a ao terra da tomada, que é feito pela ligação do conector à carcaça do equipamento. O outro condutor é o fio interno. Esses dois condutores são separados por uma camada de isolante. O cabo coaxial é fisicamente mais resistente e possui um custo maior que o cabo par traçado. Os cabos coaxiais utilizados em redes locais e de impedância de 50Ω e possuem as especificações 10Base5 e 10Base2 que utilizam coaxiais do tipo RG-8, RG1 ou RG58. O conector utilizado na porta do cabo é BNC. Em redes por cabo coaxial, cada computador possui um conector BNC em forma de T conectado a sua placa de rede. O cabo coaxial é ligado em um lado e no outro sai outro cabo que vai para o próximo computador. No final do cabo é colocado um conector terminador com uma resistência de 50Ω.
Fio telefônico comum – Par trançado
São fios de cobre comum, utilizados basicamente na rede telefônica. Os fios traçados para que funcionem com um indutor elétrico, dando a impedância elétrica desejada, que no caso da rede telefônica é na faixa de 600. Inicialmente utilizados apenas para transmissões de voz, os pares traçados passaram a substituir os cabos