Dados Para O Trabalho Sobre Ongs
1 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O IBDH implementa o Programa Aprendiz de acordo com a lei 10.097/2000 e decreto 5.598/2005 e o Programa de Estágio conforme lei 11.788/2008.
O que é ONG:
ONG é a sigla de Organizações Não-Governamentais, que são um grupo que não possuem fins lucrativos, e fazem diversos tipos de ações solidárias, para grupos específicos, como crianças, idosos, animais, meio ambiente, e etc., e fazem parte do terceiro setor.
AS ONGs surgiram com o objetivo de fazer uma parte que, em tese, é de responsabilidade do Estado, ou então complementá-lo quando ele não consegue atingir esse nível, buscando fazer o possível, muitas vezes, para pessoas excluídas da sociedade, e pessoas que não tem voz.
Para montar ou criar uma ONG, é necessário inicialmente formular um estatuto, que é o documento que vai conter o nome da entidade, onde vai ser a sede, as finalidades e objetivos, contratar se possível uma assessoria jurídica, uma vez que é obrigatório que um advogado assine o estatuto, aprovar o estatuto, seja através de assembléias, ou reuniões, eleger a diretoria, e por último, registrar legalmente a ONG, em um cartório.
Como se iniciou essa ong?
Fundada em maio de 2005, somos uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sediada em Vitória-ES, e atuamos na inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho através dos programas de Aprendizagem e Estágio.
Como que consegue os donativos para manter a ONG?
Certas ONGs sobrevivem, na maioria das vezes, de financiamentos e doações de algumas de entidades privadas, além de ter basicamente a ajuda de voluntários, que são as pessoas que “trabalham” na entidade. Uma ONG não tem valor jurídico, ou seja, fazendo parte do terceiro setor, ela faz parte de associações e fundações, não constitui uma empresa, ou pessoa jurídica.
No caso do IBDH, as empresas contribuem, com uma ajuda de custo, chamada de custo aluno, que varia de município